HISTÓRICO : DALAI LAMA CHEGA PARA A PRIMEIRA TURNÊ NOS ESTADOS UNIDOS





O Dalai Lama do Tibete voou para Nova York ontem de Zurique e foi recebido por centenas de admiradores no Aeroporto Internacional Kennedy.
O Dalai Lama, de 44 anos, o primeiro a visitar os Estados Unidos, é considerado o líder espiritual e nacional de cerca de seis milhões de tibetanos ao redor do mundo. Ele vai passar 49 dias nos Estados Unidos avançando a causa de um Tibete independente. Ele fugiu do Tibete em 1959, quando os chineses invadiram o país.
O Dalai Lama, cuja visita a Nova York será destacada por um enorme serviço inter-religioso amanhã à noite na Catedral de São Patrício, foi levado para o Hotel Waldorf-Astoria.
Seguidores do Dalai Lama tocaram chifres tibetanos, queimaram incenso e mantiveram flores e mantos brancos, os sinais tibetanos tradicionais de boas-vindas. Havia muitos budistas em vestes cerimoniais, e alguns carregavam sinais que diziam, em tibetano e inglês: "Kalmucks nos EUA dêem as boas-vindas à Sua Santidade, o 14º Dalai Lama, para a América". Os budistas Kalmuck vêm da Mongólia ocidental.
Durante sua visita o Dalai Lama fará aparições em várias faculdades e universidades, e em Newark, Houston, Los Angeles, Seattle, San Francisco e outras cidades. A pedido do Governo dos Estados Unidos, ele está fazendo sua visita como um líder religioso budista, não como um exilado chefe de Estado tibetano.
Na mão no aeroporto ontem estavam cerca de 200 budistas lamaistas, que haviam viajado para Nova York em quatro ônibus fretados de uma colônia lamaista em Freewood Acres, NJ O Dalai Lama planeja visitar o templo Lamaist em Washington, NJ, em Warren County, em setembro 8 e 9, disse um representante do templo.
O Dalai Lama, que está agendado para realizar uma coletiva de imprensa hoje, esteve na Suíça há várias semanas passando por exames médicos e tratamento de doenças cuja natureza não foi revelada. Desde o seu auto-exílio de sua terra natal, ele tem vivido na Índia, juntamente com 100.000 outros refugiados tibetanos.
Em antecipação à sua visita, a Sociedade Amigos do Tibete, um grupo formado por americanos e tibetanos em 1963 para ajudar refugiados tibetanos, pediu ao governo dos Estados Unidos que apoie os tibetanos em seus esforços para obter a independência dos chineses. Gilbert DeLucia, presidente da sociedade, sugeriu que a questão da independência tibetana seja incluída nas conversações que o presidente Carter terá no próximo ano durante sua visita à China.
Fonte:http://www.nytimes.com/1979/09/04/archives/dalai-lama-arrives-for-tour-of-us.html

Comentários