LIÇÕES DE LIDERANÇA PELO DALAI LAMA

Lições de Liderança pelo Dalai Lama

Uma matéria sobre o livro The Leader’s Way (O Caminho do Líder – Negócios, Budismo e Felicidade em um Mundo Interconectado) sem tradução para o português, por Sua Santidade o Dalai Lama e pelo consultor internacional Laurens van der Muyzenberg. Texto de Drew Gannon para o site Inc. Tradução Rafaela Batista.
“O líder espiritual do Tibete em exílio sabe da importância da colaboração, desempenho, e produtividade. Aqui nós sumarizamos os conceitos chaves de administração de seus ensinamentos – e tweets.
Enquanto o Dalai Lama, um monge budista, não fala muito sobre negócios de forma explícita, escolhendo focar em ensinamentos sobre compaixão e paz, ele soa bastante como um CEO em processo de envelhecimento, se preparando para passar as rédeas. De fato, liderança efetiva é um tema subjacente de seus vastos ensinamentos, sobre os quais ele também twitta freqüentemente.
O consultor gerencial internacional Laurens van der Muyzenberg identificou os temas subjacentes à liderança nos anos 90, depois que foi contratado para aconselhar o Dalai Lama. Percebendo o grande potencial em combinar seus respectivos conhecimentos, van den Muyzenberg e o Dalai Lama foram co-autores de The Leader’s Way (O Caminho do Líder, sem tradução para o português), aplicando o budismo às práticas gerenciais. “A maioria dos meus clientes enfrenta problemas éticos difíceis”, diz van der Muyzenberg, que faz consultoria para líderes. “É difícil achar alguém com o tipo de prestígio ético que [o Dalai Lama] tem”. Aqui nós selecionamos os princípios de liderança do Dalai Lama de seus ensinamentos, tweets, e de The Leader’s Way.
Desenvolva sua visão
A primeira parte da mensagem de The Leader’s Way é essa: para liderar, você deve entender as razões por trás de suas ações. Como o Dalai Lama diz, “A natureza de nossa motivação determina o caráter do nosso trabalho”. Nos negócios, isso significa pensar criticamente sobre as implicações de qualquer objetivo amplo, assim como do propósito por trás dos procedimentos diários. Isso também significa permanecer consciente, não apenas de seus próprios interesses, mas também dos interesses de todos que são liderados por você. Sessões em que toda a companhia pensa junto e colaborações entre os departamentos são duas formas de assegurar que todo mundo entende e concorda com a direção em que você está levando a companhia.
Estabeleça a Conduta Correta
Porém, definir princípios amplamente aceitos não é o suficiente. “Eu vejo muitas companhias com princípios fortes, mas que falham em aplicá-los”, diz van der Muyzenberg. Para garantir que suas melhores intenções são constantemente aplicadas nos negócios, desenvolva um sistema de relatórios de progresso e avaliações regulares.
Treine sua mente
O Dalai Lama descreve a mente destreinada como um macaco pulando de galho em galho, entusiasmado, e incapaz de se concentrar. Budistas combatem essa atividade cerebral com o treinamento de suas mentes, ou meditando. E, enquanto é improvável que CEOs vão começar suas manhãs no centro zen mais perto de casa, o Dalai Lama sustenta que uma mente pacificada e bem treinada é importante para melhorar a qualidade de pensamento e diminuir impulsos irracionais. “O líder tem que reconhecer quando as emoções como frustrações, impaciência, raiva, baixa auto-estima, inveja e ganância começam a influenciar seu processo mental”, escreveram o Dalai Lama e van der Muyzenberg em The Leader’s Way. “Esses pensamentos e emoções negativas não apenas podem levar às decisões erradas, mas também gastar sua energia mental.” Técnicas simples de meditação, tais como respirar fundo, relaxar os músculos, e controlar as emoções, podem ajudar até mesmo os líderes mais ocupados a manter a compostura por todos os momentos.

Foco na felicidade

O que na sua empresa te faz feliz? O que te faz infeliz? Ao se fazer essas duas simples perguntas, um gerente pode descobrir como melhor motivar seus funcionários, persuadir seus clientes, e apoiar seus acionistas. De acordo com o Dalai Lama, felicidade é a maior e mais universal forma de motivação. “Nós temos a tendência de esquecer que, apesar das diferenças superficiais entre nós, as pessoas são iguais em seu igual desejo por paz e felicidade”, ele disse via Twitter em novembro. A satisfação dos funcionários, clientes e acionistas deve vir antes do resultado final esperado. Mas isso não significa sacrificar os lucros. “Alguns pensam que a felicidade é um trade off para fazer dinheiro, mas não é”, diz van der Muyzenberg. “Uma empresa feliz é uma empresa bem-sucedida. Você investe mais em sucesso quando se preocupa com o lugar de onde ele vem.”

Torne-se interconectado

Os budistas acreditam em interconexão – a ideia de que as pessoas só existem realmente por causa de suas relações com outras pessoas. Da perspectiva budista, os negócios são uma rede para essas conexões, um imenso organismo espiritual que apenas funciona quando todas essas conexões são realizadas. “O líder interconectado se vê como o gerador de impulsos dentro de um sistema interconectado, para realizar os propósitos da organização”, escreveram o Dalai Lama e van der Muyzenberg em The Leader’s Way. Quando um impulso – qualquer coisa, desde uma conversação a uma apresentação de políticas – atinge outro indivíduo, ele engatilha uma idéia e desencadeia uma reação em cadeia para a produtividade criativa. É trabalho do líder, gerenciar e revigorar os impulsos entre os colegas. Mas, interconexão não é apenas com os relacionamentos dentro da empresa, mas também com os clientes, a comunidade financeira, e até competidores.

Seja positivo

Não é segredo que gerir uma empresa é difícil. É fácil para o dono de um negócio pequeno ou para o empreendedor se preocupar com o que poderia dar errado e se preparar para o pior. Mas, ao invés disso, o Dalai Lama encoraja uma abordagem mais otimista nos negócios. “Aprecie o quão rara e cheia de potencial é sua situação nesse mundo, e então leve alegria a ela, e a tire maior vantagem disso”, ele twittou. Todo problema tem uma solução, e cultivar a atitude correta desde o começo pode te ajudar a encontrá-la.
E quando as coisas ficam duras, veja o exemplo do Dalai Lama para inspiração. van der Muyzenberg se lembra: “O Dalai Lama uma vez me disse, ‘Você pode pensar que eu não poderia ser feliz porque eu perdi meu país, eu perdi tudo. Mas eu sou uma pessoa muito feliz’.”

Fonte:http://bodisatva.com.br/licoes-de-lideranca-pelo-dalai-lama/

Comentários