DHARAMSALA,A "MORADA ESPIRITUAL" - DICAS DE VIAGEM

Imagem relacionada

Entenda 

Imagem relacionada

McLeod Ganj e os picos nevados do Dhauladhars
"Dharamsala" literalmente significa "uma morada espiritual" e em tradução solta como um abrigo ou casa de descanso para peregrinos e viajantes. Tradicionalmente, tais dharamshalas (casas de repouso de peregrinos) eram comumente construídas perto de destinos de peregrinação (muitas vezes em áreas remotas) para dar aos visitantes um lugar para dormir durante a noite. Quando o primeiro assentamento permanente foi criado no lugar agora chamado Dharamshala, havia uma dessas casas de repouso dos peregrinos no local, eo assentamento tomou seu nome daquele dharamshala.
Após a chegada dos britânicos, a área foi desenvolvida em um acantonamento. Em um ponto, foi discutido para ser a capital de verão da Índia. Mas isso não era para ser, como muito da cidade foi destruída no terremoto de magnitude 7,8 de 4 de abril de 1905. O desastre matou mais de 10.000 pessoas nesta área escassamente povoada.
Dharamsala veio no mapa de mundo em 1959 com a chegada do Dalai Lama e do governo tibetano no exilado [36] . Atualmente, é um hang-out muito popular para estrangeiros, mochileiros e estudantes do budismo. Na verdade, agora é talvez um pouco popular demais e muitos diriam que a cidade, e especialmente McLeod Ganj, é pouco mais do que um gueto de mochileiros. Não vêm aqui em um fim de semana prolongado esperando paz e tranquilidade.
Mapa de McLeod Ganj

Orientação 

Dharamsala é dividido em duas áreas distintas que são separados por um 10 min, ônibus de 9 km ou passeio de jipe.
  • Dharamsala inferior , consiste na maioria dos escritórios do governo, escolas, o hospital local, e áreas comerciais. Ele também tem alguns jardins de chá. Um na área de Chilgari e outro apenas além Dari. É uma típica pequena cidade indiana que, para além da estação de autocarros, é de pouco interesse para os turistas. Pode-se apreciar a vista durante a condução.
  • Upper Dharamsala , conhecido mais comumente como McLeod Ganj é nomeado após Sir Donald Friell McLeod uma vez o tenente-governador britânico de Punjab. É o lar da comunidade tibetana e do centro da atividade turística. A menos que especificamente indicado, todas as listagens neste artigo se referem a McLeod Ganj. Para saber mais sobre a história mcleodganj e ter algumas informações atualizadas, MclloPedia é uma página dedicada a mcleodganj e além.
  • Bhagsu , é de 2 km a nordeste e é uma pequena área urbana tranquila. Bhagsu é cheio de lojas e restaurantes e tem uma piscina pública popular com os moradores.
  • Dharamkot , é 3,5 km ao norte e é até a colina de McLeod Ganj. Dividido em Dharamkot inferior e superior, Dharamkot inferior é semelhante a um Bhagsu menor, com um número de restaurantes e albergues todos em estreita proximidade. Upper Dharamkot está aninhado nos bosques e é ideal para aqueles que procuram uma fuga tranquila da vida urbana ou aqueles que querem um acesso mais rápido para as trilhas que começam apenas nas bordas de Dharamkot.
As aldeias perto de McLeod Ganj incluem Forsyth Ganj , uma caminhada curta afastado na maneira acima de Dharamsala mais baixo.
Para uma experiência tranquila e básica, experimente Naddi (3 km) ou Talnu (11 km).

Clima 

Lower Dharamsala está a uma altitude de 1.400 m, enquanto McLeod Ganj está em cerca de 1.750 m, tornando-os consideravelmente mais frio do que as planícies abaixo. Temperaturas em janeiro pode mergulhar abaixo do congelamento, enquanto junho pode ir até 38 ° C. A estação de monção de julho a setembro é muito molhado. Mesmo em março, quando o Dalai Lama mantém seus ensinamentos eo tempo em Delhi é francamente balsâmico, você ainda precisará de um casaco de inverno pesado. Estes podem ser comprados a preços razoáveis ​​na cidade.

Entre em 

Mcleodgunj dharmshala

Pelo plano 

O aeroporto de Gaggal ( IATA : DHM ) está em Gaggal perto de Kangra , uma distância de 15 quilômetros de McLeodganj pela estrada em MDR44 e em NH20. Vôos diários estão disponíveis a partir de Nova Deli por air spurs Jet & Air Air India. Bilhete de ida pode ser reservado por cerca de Rs. 4500 se reservado alguns meses de antecedência, os bilhetes fica muito caro se reservar mais perto da data de viagem.

De ônibus 

A maioria das pessoas vêm para Dharamsala de ônibus como o railhead mais próximo é em Pathankot (Punjab) cerca de 90 Kms de distância. Tem boas conexões com outras partes do norte da Índia, embora as viagens são muitas vezes lento devido às estradas estreitas e sinuosas nas colinas.
O terminal de ônibus principal está em Dharamsala mais baixo, mas alguns ônibus públicos de HRTC a Deli e Pathankot vão toda a maneira à praça principal de McLeod Ganj, onde você pode também reservar bilhetes adiantados para a desengate do retorno.
Os ônibus de Pathankot custam em torno de Rs 120 e tomam 4 horas para alcançar Dharamsala / McLeod Ganj. Uma vez em Dharamsala, se o seu ônibus não ir todo o caminho para McLeod Ganj, outro ônibus pode levá-lo o resto do caminho para 14 rs. 15-20 minutos.
Empresas de ônibus privadas estão disponíveis para viagens de Manali , Dehradun e Deli . As barras-ônibus de noite operam de New Delhi com muitos que saem da colônia tibetana de Majnu ka Tilla. Estes serviços levam para cima de 13 horas e custo de Rs 600 para um ônibus básico a Rs 1100 para um plusher Volvo. Os bilhetes para a Himachal Road Transport Corporation (HRTC- Um órgão governamental do Estado) podem ser reservados on-line em http://hrtc.gov.in/HRTCTickets/ Chandigarh , a 236 km distante de McLeodganj, é uma viagem de 8-9 horas em uma viagem ordinária ônibus.

Pelo trem 

O mais próximo railhead de bitola larga está em Pathankot ea estação pequena vizinha de Pathankot Cantt, uma viagem de noite confortável de Deli. Os buffs do trem podem continuar no muito lento e raquítico mas bonito Kangra Valley Railway a Kangra , uma viagem que leve fàcilmente até 6 horas e ainda deixa-o ao redor 25 quilômetros de McLeod Ganj. Muitos viajantes escolhem continuar de Pathankot para Dharamsala pelo barramento ou pelo táxi. Se você optar por viajar para Kangra de trem, em seguida, a partir da estação ferroviária você terá de contratar um autorickshaw para chegar ao estande de ônibus onde os ônibus estão disponíveis para levá-lo para Dharamsala.

Se vindo pela estação de Pathankot (PTK), a estação de barra-ônibus de Pathankot está apenas transversalmente da estrada de ferro com as barras-ônibus que dobram para Dharamsala. Pathankot Cantt (PTKC) é de 3-4 kms da estação de ônibus / estação PTK - riquixás são abundantes. O 4 horas ônibus até Dharamsala custa 120 rs. por pessoa. Uma vez em Dharamsala, outro ônibus pode levá-lo para McLeod Ganj por 14 rs. 15-20 minutos.

De táxi 

Um táxi de Pathankot para McLeod Ganj, uma distância de 88 km, leva cerca de 3 horas, ea tarifa oficial de Pathankot é Rs 2,500 (retorno). No entanto, a taxa pedindo é sempre Rs 2.200 e você pode negociar a cerca Rs 2.000 (250 rs é provavelmente cobrado como um pedágio). Esta é a taxa de outubro 2014 para um sedan (Dzire).
Os táxis de Deli estão frequentemente disponíveis saindo de Majnu Ki Tila estabelecimento tibetano em Deli norte na circular. Muitas pessoas pegar um táxi para Delhi que leva cerca de 10 horas e pagar a tarifa de retorno simplesmente porque eles não querem lidar com o aborrecimento e dor de tomar um ônibus. Estes táxis precisam retornar a Dharamshala, e muitas vezes venderão assentos em seu carro pelo mesmo preço que um bilhete de barra-ônibus. Para encontrar esses táxis, vá para o Majnu Ki Tila Tibete Settlement Bus Stand e procure táxis que têm Himachal Pradesh placas. Você pode negociar com um driver. Frequentemente os táxis sairão na noite e você chegará em Dharamshala cedo na manhã seguinte.

Mova-se 

On Wheels Os autocarros públicos de e para a estação de Dharamsala partem regularmente e custam 10-15 Rs. Charters auto-rickshaws cobrar cerca de 100 Rs, os táxis são agora 200 Rs one-way.
Viagens de McLeod Ganj para aldeias próximas (por exemplo, Bhagsu, Dharamkot) não deve custar mais de 70 - 100 Rs.
Você pode alugar auto-rickshaws para 400 e táxis para 700 Rs (por 4 horas) na estação magra para locais turísticos. Eles levá-lo para Bhagsunag, lago Dal, Naddi aldeia, Igreja de São João e Templo do Dalai Lama. De Dharamkot um extra de 100 Rs é cobrado. (Out 2014)
Aluguel de motocicletas pode ser encontrado em algumas das lojas de reservas turísticas em McLeod. Preços em torno de ~ 800 Rs. Pechinchar.
A pé McLeod Ganj é pequeno o suficiente para ser navegado inteiramente a pé. Pode-se facilmente a pé da praça principal de McLeod até a colina íngreme em direção Dharamkot, 15 minutos tops. A entrada para Tushita Retiro eo stand Dharamkot Taxi são os primórdios da aldeia. De Dharamkot você pode alcançar Bhagsu superior e inferior em mais 10 minutos ao longo da trilha do pé.
De McLeod direto para Lower Bhagsu é cerca de 15-20 minutos a pé ao longo da estrada [Bhagsu Road] ao lado de muitos táxis beeping.

Veja 

Gigante oração roda e thangka de Arya Sitatapatra, uma forma de Tara, em Tsuglagkhang
  • Naam Art Gallery , Sidhbari, Rd Chamunda , ☎ +91 98 1604 3708 . Tu-Su 10 AM-7PM . Exposição permanente de aquarelas e pinturas acrílicas de Elizabeth Buschmann e pinturas a óleo de Alfred W. Hallett. Um pequeno centro de exposições também está presente no shopping, no mercado, assim como se aproxima o templo Bhagsu Nag.  
Nag21.jpg
  • Complexo Tsuglagkhang , Templo Rd . Este é o maior templo tibetano fora do Tibete, e tem um grande salão de meditação contendo algumas belas estátuas e thangkas, bem como um templo Kalachakra com belos murais. É o mosteiro do Dalai Lama, e está localizado na frente de sua residência. No nível do porão do complexo você encontrará também o café de Namgyal, que é funcionado como um centro do trabalho-treinamento para a juventude tibetana (o café de Namgyal mudou para perto da praça principal e é armazenado agora dentro do hotel de OM lá). 
  • Museu do Tibete , ( opp Tsuglagkhang ), ☎ +91 18 922 2510 , [1] . Tu-Su 9 AM-5PM . Pequeno mas interessante museu sobre a história do Tibete e seu povo. Rs 5 .
  • Biblioteca tibetana , [2] . Perto do governo tibetano no exílio, com um museu pequeno mas interessante.  
  • Instituto tibetano de artes cênicas ( TIPA ), [3] . Estágio performances de dança tradicional tibetana, música e teatro. Os shows não estão acontecendo muito.  
  • Bhagsunag Fall , ( cerca de 11 km do Dharamshala, (3 km de Chowk) é facilmente acessível por estrada de Mcleodganj ). Bhagsunag queda tem muitas cachoeiras, um templo antigo, uma piscina pública, inúmeras pedreiras de ardósia e uma fonte de água doce. Do templo de Bhagsunag, a cachoeira está em uma caminhada de 1 km. A vista da cachoeira é magnífico.  
  • Kunal Pathari , ( cerca de 3 km do Dharamshala. ). As pessoas vêm a este templo todos os dias para rezar à Deusa.  
  • Dharamkot , ( cerca de 14 km formam Dharamshala. ). Este é um lugar ideal para um piquenique perto de Dharamshala. Ele está situado na cordilheira do Himalaia dando uma vista deslumbrante sobre os arredores. 
  • Galeria de arte do pico , Rd do templo, Mcleod Ganj ( 1/2 maneira abaixo do templo Rd, abaixo do café Nirvana ), [4] . 10 AM-7PM .  

Fazer 

Cachoeira de Bhagsu
  • Shopping , Divino Buda Artesanato Templo estrada Mcleodganj ( para HH Dalai Lama Templo ), ☎ 9857690700 . 10:00 às 20:00 . Também bike on rent  editar
  • Mundo de Tibet , mundo de Tibet Estrada de Jogiwara McLeod Ganj ( Café de Rangpa oposto, perto da estação de correios ), ☎ +91 9816999928 , [5] . Tibet World é uma organização social dedicada à preservação e promoção do legado e cultura do Tibete através de uma variedade de programas, incluindo: • Educação (aulas de língua internacional), ioga, meditação, etc • Eventos culturais tibetanos (Folk mostrar todas as quintas-feiras às 6:30 - Rs 150 p / p) • Tibet comunitários World Café • Tibet World Hostel • intercâmbio cultural Programas • Oportunidades de Voluntariado «Informações úteis: instalações dos banheiros alimentos disponíveis para compra, Escadas  

Trekking / passeio 

  • Cachoeira Bhagsu , ( 3 km de Dharamsala ). Uma caminhada fácil Bhagsu Rd através da aldeia do mesmo nome, então 1 km até a cachoeira em si. Apesar de um sinal de aconselhar os visitantes a não se aventurar ainda mais, o caminho para a cachoeira está em forma razoável, com excepção dos últimos 50 m que são distintamente desonesto, especialmente em tempo escorregadio. Tenha cuidado se você decidir tomar um banho nas piscinas superiores da cachoeira, como pode haver cacos de vidro na água.  
  • Dal Lake , ( 4 km de Dharamsala, passado Naddi ). Bastante bem sinalizado. Uma pequena lagoa situada em uma altitude elevada cercada por pinheiros altos.  
  • Passagem de Indrahar . Passa pela cordilheira Snowway Dhauladhar no vale de Kangra. Este trek termina em Lamu.  
  • Triund . Se você estiver em uma caminhada rápida, suba a colina além de Dharamkot para Triund. Oferece uma bela vista dos primeiros picos do Himalaia e uma ampla vista sobre as planícies. Como o pico é 2.875 m, certifique-se de usar bons sapatos, levar água, alguns alimentos se você e um colete ou casaco extra. No topo, mesmo no verão, o tempo pode mudar de quente e ensolarado em uma pequena tempestade de neve muito rapidamente. Todos os anos alguns turistas se colocam em sérios problemas desta forma, vestindo apenas sandálias e uma camiseta. As pessoas que vêm de áreas planas devem aclimatar-se por um dia ou dois antes de tentar esta caminhada. Se você quiser se aquecer antes da caminhada Triund, experimente a caminhada até o templo de Guna. Esta é uma caminhada de 5 km (um caminho), através da selva e é bastante uma subida. Se você quiser fazer uma curta caminhada,  Contratar um carro pequeno de McLeodganj para Rs 300-350 para Galu Devi. (Observe, este não é Guna Devi ). A partir daí é uma subida de 3 horas para Triund. Se você planeja passar a noite em Triund, há um Forest Rest casa (Rs 500 por noite) reservas para que pode ser feito pessoalmente no Tourist Office em Dharamsala cidade. Pegue a um longo seu pessoal duplo bedsheet mas lembre-se não há água corrente ou eletricidade. Portanto, uma tocha, baterias de reposição é uma obrigação. Se a casa da Floresta é reservado, então você pode alugar barracas lá para cerca de Rs 300 uma pessoa.  Há uma casa de Forest Rest (Rs 500 por noite) reservas para que pode ser feito pessoalmente no Tourist Office em Dharamsala cidade. Pegue a um longo seu pessoal duplo bedsheet mas lembre-se não há água corrente ou eletricidade. Portanto, uma tocha, baterias de reposição é uma obrigação. Se a casa da Floresta é reservado, então você pode alugar barracas lá para cerca de Rs 300 uma pessoa.  Há uma casa de Forest Rest (Rs 500 por noite) reservas para que pode ser feito pessoalmente no Tourist Office em Dharamsala cidade. Pegue a um longo seu pessoal duplo bedsheet mas lembre-se não há água corrente ou eletricidade. Portanto, uma tocha, baterias de reposição é uma obrigação. Se a casa da Floresta é reservado, então você pode alugar barracas lá para cerca de Rs 300 uma pessoa. 
A "bandeira de leão de neve", um símbolo do movimento de independência tibetano, é onipresente em Dharamsala, embora estritamente proscrita no próprio Tibete dentro da China continental

Encontrando o Dalai Lama 

Reunião (ou pelo menos começar a ver) o Dalai Lama [37] é o sonho de uma vida para muitas pessoas, uma experiência espiritual intensa para os budistas e um momento memorável para pessoas de outras religiões. É também muito difícil de retirar, por isso não planejar sobre ele. Ele requer muita sorte.
Se você quiser dar o seu melhor tiro, a primeira coisa a fazer é certificar-se de que Sua Santidade está realmente na cidade quando você visita. Viaja freqüentemente. Seu site lista seu itinerário anual e um e-mail para o escritório confirmará suas datas de viagem. Enquanto ele dá ensinamentos públicos programados, estes estão lotados. Há alguns que são agendados somente alguns dias adiantado, assim que mantenha seus olhos e ouvidos abertos em Dharamsala. Ele não dá mais audiências públicas, então o objetivo final é um público particular. No entanto, os pedidos de audiências privadas são cuidadosamente selecionados e estudados - e você tem que ter uma razão muito boa ou um "in". Os candidatos são convidados a fornecer informações detalhadas sobre si mesmos, bem como as razões específicas por que eles querem ver Sua Santidade. As audiências privadas são programadas geralmente três vezes um a semana, em segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. Em geral, os pedidos de reuniões individuais têm de ser feitos muito antecipadamente. As solicitações feitas a curto prazo não serão recebidas.
O escritório administrativo do Dalai Lama está no Complexo Tsuglagkhang. Quando você enfrenta sua casa, que tem um portão com guardas indianos na frente dele, é a última porta à sua direita, no final do complexo. Este escritório está aberto todos os dias, seis dias por semana. O homem atrás da mesa irá dizer-lhe para aplicar on-line e dar-lhe o endereço do site. Vá a um café do Internet e faça-o se você não o fizer já e foi rejeitado meses adiantado de modo que você possa dizer que você tem, mas provavelmente não o começará em qualquer lugar. Se o recepcionista está lá sozinho, então Sua Santidade não está dando audiências privadas. Se um bando de pessoas está lá segurando folhas de papel com suas informações pessoais e seus passaportes, ele está dando audiências privadas, que geralmente ocorrem ao meio-dia. Há segurança pesada e você precisa de uma razão. Conversar com todos.
Algumas pessoas entram como um grupo, como uma equipe documental ou uma família cujo pai é um político. Na verdade, fale com todos em Dharamsala sobre Sua Santidade , e você é obrigado a encontrar alguém que está em sua equipe ou conhece alguém em sua equipe. No escritório, deixe cair o nome de cada pessoa que você encontrou. Se você está visivelmente doente, você pode obter uma audiência com base nisso. Concedido, este "público" provavelmente vai durar o tempo que leva para ele abençoá-lo, que é de cerca de 10 segundos, e um Rs 5 adicionais para posar para uma foto. Um fotógrafo é fornecido e você não tem permissão para trazer sua própria câmera.
Para conhecer o Dalai Lama é algo que a maioria dos tibetanos em todo o mundo só sonham em contar suas bênçãos se você receber uma audiência. Traga um khata (lenço branco) - eles podem ser comprados por algumas rupias, mas desde que você provavelmente vai ser tesouro que khata, você pode querer desembolsar Rs 20 para um melhor. Se ele coloca para uma foto com você o escritório de segurança irá dizer-lhe para voltar com um CD em branco e eles vão gravar a imagem em um CD. CDs em branco podem ser comprados das lojas de tecnologia em Temple Rd por cerca de Rs 50. Lembre-se de mostrar apreço por alguém cujo nome você pode ter caído para entrar. Doar para o seu mosteiro, comer no seu restaurante ou o que você sente é apropriado. Isso não é esperado, mas é uma coisa agradável a fazer.
Todos os anos, em fevereiro-março, durante dez dias, e ocasionalmente em outras ocasiões, o Dalai Lama realiza palestras públicas. A inscrição no escritório de segurança do ramo tibetano (perto do Hotel Tibet) é necessária, de preferência 3-4 dias antes, embora um aviso mais curto pode ser possível. Traga uma almofada para se sentar, um rádio FM com fones de ouvido para ouvir a tradução simultânea do tibetano para o Inglês, uma xícara de chá e um sunhat / guarda-chuva, mas como pouco mais possível, uma vez que a segurança é apertado. O último dia do ensino termina com orações públicas, para as quais não é necessário nenhum passe de segurança. As doações são bem-vindas.
  • 17º Karmapa ( residência alternativa do Dalai Lama ), [6] . Uma residência temporária está na universidade de Gyuto Tantric na cidade de Sidhbari perto de McLeod Ganj.  

Aprenda 

A meia-tibetana, meia-indiana bazar agitação de McLeod Ganj
Cursos disponíveis incluem yoga, meditação, reiki, tibetano e aulas de culinária indiana, aulas de língua tibetana e massagem tailandesa. Muitos cursos incluem refeições vegetarianas, e são oferecidos em centros de meditação.

Yoga, meditação, cura, Paragliding 

  • Parapente profissional na Índia , Billing Village , (  ), [7] . Equipe "flyoctane". 
  • Instituto Asho , Vila Bhagsu . Cursos de nutrição ayurvédica e tai-chi.  
  • Amit Reiki & Centro de Yoga , Jogiwara Rd, B, Mcleodganj ( abaixo Yongling School ), ☎ +91 94 18909046 , [9] . Reiki, Yoga & Meditação cursos  
  • Buddha Salão-Reiki com Usha ' , ( oposto à padaria alemão ). Cursos de reiki (I, II, III e mestre), bem como tarô e cura de cristal do hall de Buda em Bagsu. Professor flexível e compassivo.  
  • Guerrilla Yoga , ( descer as escadas da escola Yongling, é o grande prédio verde ). 5 cursos de ioga dia de várias variedades em McLeod Ganj. Instrução particular está disponível. Novo estúdio, inaugurado em março de 2008, excelente equipe, muito simpática. Também tem arte local para venda, comissão livre.  
  • Yoga TTC e PNL ( Yoga TTC combinando PNL ), Jogiwara Rd, B, Mcleodganj ( abaixo Yongling School ), ☎ 9736727597 , [10] . Ioga TTC & PNL. Torne-se um professor, aprenda inspirar, compartilhe de seu amor para a prática. A Yoga Alliance Certified 200 horas Professor e PNL Formação.  
  • Kailash Escola de Yoga e Cura Holística , ( 100 m da praça principal. Desça as escadas da Loja Verde ), [11] . Ashtanga Vinyasa e tribal hatha yoga classes estão disponíveis diariamente para todos em um drop-In base. Tratamentos e sessões em reiki, massagem ayurvédica, meditação e "cura de som" estão disponíveis, mas têm de ser organizados com pelo menos 1 dia de antecedência. Cursos de curta e longa duração.  
  • Kundalini Yoga , Thardoeling, Near HH Templo de Dalai Lama, Mcleod Ganj , ☎ +91 98 1685 1691 (  ). Aulas de ioga.  editar
  • Budismo tibetano e linguagem , ☎ +91 98 0539 1799 (  ). 9 AM-12PM e 2 PM-5PM. Seg-Sáb . Os cursos incluem; Budismo tibetano, língua tibetana, língua hindi.  
  • Esukhia: Aulas de Línguas Tibetanas , Bhagsu Rd (perto de Lhamos Croissant) , ☎ + 91-9882004965 (  ), [12] . 9 AM-5PM Seg-Sáb . Aulas individuais em língua tibetana com falantes nativos. Todos os níveis são bem-vindos. Ofertas de tutoria horária, aulas diárias e programas de imersão intensa, mas eficazes em tempo integral. 300Rs / Hr .  
  • Centro de meditação de Tushita , [13] . 10 dias Introdução ao budismo / cursos de meditação, 5 cursos de meditação de dia, e mais (principalmente residencial). O silêncio é realizado a maior parte do dia, mas também há grupos de discussão após aulas de filosofia. Situado perto de Dharamkot, Tushita pratica a tradição mahayana tibetana. Cadastre-se online ou em Tushita. Os preços são inclusivos de todas as hospedagens, aulas e 3 refeições por dia de comida vegetariana muito saborosa. Definir o custo por dia é de cerca de Rs 500, incluindo comida e hospedagem, pode fornecer uma introdução gradual para aqueles novos para o budismo. Curso de 10 dias começa em Rs 4.800 .  
  • Dhamma Sikhara ( Vipassana ), ( perto de Dharamkot ), [14] . Curso de meditação de 10 dias. Você precisa se registrar com antecedência em seu site [15] . O curso irá ensinar-lhe a técnica Vipassana. Você tem que ser completamente silencioso, e você são fornecidos 2 refeições e jantar muito leve. O curso é gratuito, mas você pode deixar uma doação, por favor. O curso é uma forma bastante intensa de retiro de meditação (14 hr dias) na tradição Theravada. Experiência de meditação anterior não é necessária, pois você será solicitado a deixar de lado suas práticas atuais enquanto aprende Vipassana ("ver as coisas como elas são").  
  • Casa de campo do iogue , Bhagsu Rd ( Mcleodganj ), [16] . Ioga aliança aprovado Rs 200-500 ioga programas de formação de professores, lições de reiki para indivíduos ou grupos.  
  • Abhinam Yoga School ( Cursos de Formação de Professores Certificados, Workshops de Yoga, Ashtanga e Iyengar Yoga drop em Classes, Meditações ), Dharamkot Village ( 100 metros a pé do Stand de Táxi Dharamkot ), ☎ +91 9736046080 (  ), [17 ] . A Abhinam Yoga School organiza cursos de formação de professores credenciados pela Yoga Alliance, workshops para iniciantes e aulas matutinas e noturnas. Eles ensinam Ashtanga Vinyasa Yoga com base nos princípios de alinhamento de Iyengar para praticar yoga livre de lesões.  

Aulas de culinária 

  • Lha Charitable Trust , Temple Road , ☎ +91 18 92 220992 , [18] . Comece sujar as mãos enquanto você aprende a fazer diferentes tipos de momos, pães tibetanos e macarrão tibetano. Entre em contato com Lha para configurar uma classe. Também têm oportunidades de voluntariado. Rs 300 para uma classe de 2 horas .  
  • Cozinha de Llhamo . Aprenda a cozinhar comida tibetana tradicional com diferentes cursos todos os dias, incluindo sopas, momos e pão tibetano. Executado por um delicioso tibetano chamado Llhamo. Tudo isso acontece na casa de quarto individual de Llhamo, bem no centro da cidade.  
  • Sr. Sangye's Kitchen , Joqibara Rd ( mais abaixo da estação de correios e do salão de bilhar ), ☎ +91 98 1616 4540 (  ). Aprenda a cozinhar alimentos tradicionais tibetanos, diferentes cursos todos os dias, que vão desde sopas, momos e pão tibetano.  
  • Classe de Culinária de Trimurti . Escolha qualquer três de uma grande variedade de pratos indianos, e Rajni irá mostrar-lhe como fazer tudo na sua pequena cozinha, agradável. Rajni começou a ensinar aulas e a lavar roupa para se sustentar depois que seu marido ficou paralisado por uma queda trágica. Pergunte por ela acima da loja de Aventuras do Himalaia em Bhagsu superior, perto das etapas para Dharamkot.  

Lições da pintura de Thanka 

  • Dolma Tibete Galeria de Arte Thanka ( Thangka Pintura Classes ), inferior Bhagsu Road, Mcleod Ganj ( primeiras lojas em Bhagsu inferior no final da encosta ), ☎ Mitthu +91 9882358517 Dolma +91 9882300778 , [19] . Tibete Thanka Galeria de Arte é administrado por duas irmãs tibetanas Mitthu e Dolma, com pelo menos 18 anos de experiência. Aproveite esta oportunidade para aprender a pintura original de Thanka e mergulhe na bela arte e cultura do Tibete! Pintura e lona fornecidas  

Trabalho 

Voluntário 

Existem algumas oportunidades de voluntariado enquanto em Dharamsala. Para opções de longo prazo, como um mês ou mais, pergunte no escritório Tibet World perto da estação de correios. Os funcionários são muito simpáticos e sempre acolhedores se as pessoas desejam ensinar, tutor ou se envolver em aulas de conversação.
  • Lha Trabalho Social [38] . Lha é uma das maiores organizações de caridade social de trabalho em Dharamsala e McLeod Ganj e visa fornecer recursos vitais e serviços para os refugiados tibetanos, a população indiana local e as pessoas das regiões do Himalaia. Voluntários são necessários para as aulas de inglês, francês e chinês, escritores de notícias para o Contato Newsletter (inglês), cursos de TI, treinamento vocacional, educação para a saúde e conscientização ambiental, distribuição de roupas e remédios, cozinha comunitária e muitos outros programas e atividades.
  • Mundo de Tibet [39] O mundo de Tibet é uma organização social dedicada a preservar e promover o legado ea cultura de Tibet com uma variedade de programas including. Tibete é um lugar onde você pode encontrar tudo relacionado Tibet • Educação (aulas de língua internacional), Voluntários são necessários para Inglês, francês, chinês e alemão classes, formação profissional, saúde e sensibilização ambiental educação, distribuição de roupas e medicina, uma comunidade Cozinha e muitos outros programas e atividades.
  • Limpezas da montanha [40] . Mountain Cleaners é uma organização não-governamental ambiental (ONG) envolvida em atividades de gestão de resíduos para empresas, moradores e turistas na área de Dharamsala. A organização também organiza caminhadas de limpeza, e os dias de crianças em que os voluntários podem participar.
  • Movimento da consciência ambiental de Tesi , [41] . Se você é especialista em meio ambiente, entre em contato com esse grupo tibetano sem fins lucrativos.
  • Rogpa Cafe , Jogibara Rd, está sempre procurando voluntários para trabalhar no café ou para cuidar de crianças no centro de creche. Este é um compromisso de 2 semanas. Todos os rendimentos vão para o Rogpa Day Care centro que fornece serviços gratuitos para crianças locais.
  • Voluntário Tibet , [42] . Ensino de Inglês e conhecimentos de informática são opções comuns. Esta organização pode provavelmente passá-lo para LHA ou outras organizações. Existem também algumas instituições que proporcionam o benefício de exilados tibetanos e índios locais. Também há anúncios em outdoors e na revista local gratuita "Contato".
  • Centro da esperança de Tibet , [43] . Tibet Hope Center é uma ONG local que trabalha para ajudar os refugiados tibetanos a aprenderem a língua inglesa e a desenvolverem habilidades para a vida. Abandonar e oportunidades de voluntariado de longo prazo estão disponíveis para ensinar em inglês. O centro está localizado na estrada de Jogiwara perto de Gu-Chu-Sum.
Você também pode se aproximar dos tibetanos nos círculos sociais para ajudá-los a melhorar o seu inglês enquanto conhece a cultura e história pessoal de cada um. Esteja ciente de aceitar pedidos de tutorage privado de monges nas ruas. Depois de alguns dias eles podem sujeitá-lo a demandas de patrocínio , no entanto histórias sobre isso são raras. Pode ser melhor passar por uma organização credível e bem estabelecida se você quiser fornecer assistência desta forma.
Em geral a maioria dos monges e leigos são incrivelmente gratos por ter você ajudá-los com o seu Inglês e é uma ótima maneira de conhecer as pessoas tibetanas em um nível mais pessoal. A maneira mais fácil de ajudar é a queda em LHA Temple Rd, ou LIT em Jogibara Rd e inscrever-se para a tutoria. É preferível um compromisso de um mês.

Comprar 

Muitas coisas tibetanas podem ser compradas em Dharamsala, como jóias e bugigangas, xales de lã, bandeiras de oração, rodas de oração, pinturas de thangka e mandala.
  • Tigela tibetana do canto . Muito fácil de jogar e usado para cura de som , terapia de música ou apenas para relaxamento.  
  • Divino Buda Artesanato , Templo estrada Mcleodganj , ☎ +919857690700 . Loja do melhor preço para artesanato tibetano e indiano: Estátuas de bronze, escultura da resina, miniaturas de Buddha e de deus indianas, madeira e pedra Grânulos da oração Malas, pendentes tibetanas da parede, figuras antigas, jóia da pedra de cristal e de gema, Khukuri nepalês, pedra tibetana e antiguidade e handcraft Jóias para citar alguns.  
  • Aprendizagem e idéias para Tibet (LIT) , porão, Hotel Akash, Jogibara Rd, McLeod Ganj , [20] . Vendendo documentários sobre Tibet, t-shirt, colares, cartões Handmade e mais  

Comer 

McLeod Ganj é um ótimo lugar para comer, e a cidade tem uma abundância de restaurantes baratos Punjabi dhabbas mid-range tibetano e estabelecimentos ocidentais. Verifique a qualidade de WiFi antes de cometer a um lugar que anuncia, a maioria são lentos e intermitentes. Falhas de energia são comuns também.
Alguns favoritos tibetanos
Dharamsala é um bom lugar para experimentar comida tibetana e bebidas.
  • Momos - bolinhos enchidos com a carne ou os vegetais, cozinhados ou fritados.
  • Thukpa - uma sopa de macarrão fino com veggies ou carne.
  • Thenthuk - o mesmo que thukpa mas com grosso, quadrado macarrão feito à mão.
  • Tingmo - um pão cozido no vapor.
  • Pocha - chá salgado churned com manteiga, um grampo tibetano.

Orçamento edit ]

  • Rua momos ! Há muitos momo vendedores de rua 5 pedaço / Rs 20. Eles são seguros para comer e as ofertas são veg (repolho & cenoura), batata, frango, e por vezes paneer. Mas geralmente a melhor qualidade momos são encontrados nos restaurantes.
  • Punjabi Dhabbas - Numerosos lugares sinalizados como tal, vendendo as cozinhas indianas habituais de paranthas, curry e chai. Muitos são pequenos, única mesa ou restaurantes não-mesa ao longo das estradas espremido entre lojas maiores e restaurantes vendem muito boa e barato Indian tarifa. Um sit-down restaurante fica no nível acima Black Tent Cafe e tem uma bela vista. Em Jogiwara Rd, no lado direito adjacente ao templo é um lugar minúsculo com um bhatoorey choley bom, barato. 10 - 50 Rs., Curry ~ 70-110 Rs.
  • Padaria tibetana da qualidade , Rd de Jogiwara. 15 minutos a pé da praça principal à direita ). Um pequeno local com apenas duas prateleiras de assados, aberto início até tarde da noite (para McLeod!). Rosquinhas, strudel de maçã, biscoitos de Lhasa (creme e geléia), muffins de banana, queijo hambúrguer de queijo yaky, ricos brownies de chocolate entre uma variedade de outras opções saborosas. 40 - 100 Rs (2017).  

Midrange 

  • JJI Exile Brothers & Mama's Kitchen , Bhagsu Rd (a uma curta caminhada da praça central de McLeodganj, do lado direito, entre a Peace Coffee House e Kunga Guesthouse ). Possuído por três amigos tibetanos músicos irmãos (JJI) este lugar acolhedor oferece homecooked comida tibetana: thukpa, thukthen, brown-farinha momos e tingmo. Tofu opções abundante. Pequeno-almoço conjuntos para menos de 120 Rs. Grande masala chai. Wi-fi. 30 - 120 Rs. 
  • Peace Café , Jogiwara Rd ( 10 minutos a pé da praça principal de McLeodganj, do lado direito ). Lugar tibetano com um thenthuk muito saboroso, garlic-pesado! Experimente o Veg Richose, que é uma sopa de momo saudável. Thukpas, Thenthuk e sopas Richose começar cerca de 80 Rs, que é um bom preço para a área. Também oferece o básico ocidental habitual, como sanduíches, torradas, etc. Bom chá manteiga tibetana. 30 - 150 Rs.  
  • Dolma & Dorjee , Bhagsu Rd ( na última curva da estrada para Bhagsu, pouco antes de deixar McLeod Ganj. ). Pequeno restaurante barato no final mais silencioso de Bagsu Rd. Executado por um delicioso, amigável família que dar o Place sua personalidade. Excelente pão de banana e boa chai.  
  • Cozinha italiana de Nick , Kunga Guesthouse, Bhagsu Rd ( 5 minutos a pé da praça principal de McLeodganj ). Um arejado bem iluminado com janelas com vista para Bhagsu Rd. Tarifa Ocidental decente com alguns pratos tibetanos disponíveis. O terraço na parte de trás oferece vistas sobre o Vale. Uma pequena biblioteca de livros e um quadro de avisos popular. Wi-fi. 30 - 150 Rs.  
  • Pema Thang's Guest House , Opp. Bhagsu Hotel, Bhagsu Rd . Continental e comida vegetariana estilo local. Experimentar o frito banana com castanhas e pepperoni pizza. Eles também servem great thenthuk.  
  • Shangri La Restaurant , Jogiwara Road ( Perto da parada de ônibus ). Um grande pequeno café funcionado por monges e com todos os rendimentos indo ao monastério de Gyudmed. Experimentar o Shangri La Sandwich para o café-da-manhã. As refeições são de boa qualidade e bem razoáveis. 
  • Zomsa Café , Tipa Rd ( a poucos passos da praça principal de McLeodganj, no lado direito ), [21] . A mais recente adição à cena do café McLeodganj. Uma vibe distintamente ocidental, contemporânea. Café, chá, drinques de frutas especiais, lanches e itens de café-da-manhã. Café aqui é preparado com água altamente purificada, como são as bebidas e os cubos de gelo que vão com eles. Wi-fi. 10 - 120 Rs. 
  • Himalaya Restaurant , Bhagsu Rd . Um restaurante elegante. Não podem a pequena íntima no térreo. O segundo andar possui um pátio de todos os tempos e decoração elegante. O menu é um pouco caro, mas a comida ea definição mais do que compensa. Tibetana, indiana, chinesa e ocidental. 80 - 180 Rs. 
  • Oogo's Café Italiano , Jogiwara Rd (a uma curta caminhada da praça central de McLeodganj, do lado esquerdo ). Uma cidade fixture desde 2004 com um buraco-na-parede aparência. Oferece várias variedades de risoto e, claro, massas e pizzas de massa fina. Pobre café. Pequena biblioteca de livros para ser examinado durante a sua visita. 65 - 150 Rs.  
  • Paz Café House , Bhagsu Rd ( entre Kunga Guesthouse e Green Hotel ). Um would-swanky WiFi café administrado por jovens tibetanos e serve uma variedade de alimentos, incluindo pequeno-almoço muesli, torradas, sanduíches, chás especiais. Bom café. Uma pequena biblioteca de livros, incluindo guias. 50 - 100 Rs.  
  • Tibetano Mandala Café , ( Temple Rd, 15 minutos a pé da praça principal do lado esquerdo. ). Um café favorito dos viajantes de longa data. Uma empresa familiar que oferece grande café-da-manhã com café árabe recém-misturado, uma ampla variedade de chás folheados, sucos frescos, shakes, chás e bolos gelados. Também almoço e jantar, incluindo pizza, lasanha, macarrão, arroz e comida tibetana. Wi-fi. 
Dharamkot & Bhagsu Superior A maioria dos restaurantes nestas duas áreas são de gama média e catering para ocidentais, principalmente israelenses (assim lotes de falafel). A maioria dos lugares oferecem WiFi. Sinceramente o quality-a-preço não é que great em Dharamkot e Upper Bhasgsu e basicamente a cada restaurante tem o mesmo menu - McLeod tem muito melhor comida. Lower Bhagsu, no caminho para a cachoeira, vê muitos turistas indianos e, portanto, tem uma variedade de dhabbas bom, mais barato e alguns snack fica na área de táxi.
  • Lugar de Morgan , Dharamkot ( Através da barraca de táxi de Dharamkot ), ☎ 78239 78339 , [22] . Belo ambiente. Ótima experiência. Muito simpática proprietário. As melhores pizzas e comida italiana em Dharamkot. Experimente as suas saladas.  
  • Trek & Dine Restaurant , Dharamkot ( A uma curta caminhada de Dharamkot Taxi Stand ). Um dos restaurantes mais populares em Dharamkot com comida muito melhor qualidade de alimentos do que mais ao redor. É um dos restaurantes mais movimentados com melhor serviço que você pode encontrar na área. Fantásticas pizzas de lenha. Eles oferecem o menu variado habitual de tibetano, indiano, israelita e comida italiana. Sem glúten opções estão disponíveis. Great chai e biryani. Wifi grátis. 150 - 500 Rs.  
  • Moonlight Cafe , Dharamkot ( algumas portas de Trek & jantar ). Outro lugar com deliciosas pizzas de lenha. Seus Indian conjunto café-da-manhã é bom. O chai é geralmente boa. 150 - 400 Rs.  
  • Sanji's Milky Way Cafe , Dharamkot ( entre Moonlight e Trek & Dine cafés ). Pequenos restaurante de streetside com assentos ao ar livre, digno de observar as pessoas local. Rapazes simpáticos correndo o lugar. Há "não fumar" sinais, mas todos e sua mãe ainda fuma o Place dentro e fora por isso não é a melhor se você sensível a fumar. Sua Veg Thali é fantástico e fazer decente cafés e chás. Seus mexicana conjunto café-da-manhã é definitivamente não (o "salsa" é simplesmente um espumante tomate puree.) 140 - 300 Rs.  
  • Chillax Cafe , Dharamkot ( No caminho para Bhagsu superior de Dharamkot ). Um lugar fresco pouco que paira sobre a passarela principal, desempenha boa música. Comida decente, mas as porções são ... 130 - 200 Rs.  
  • Om Cafe , Dharamkot ( No caminho para Bhagsu superior de Dharamkot, apenas acima alguns degraus à direita ). Um nice little café com alguns assados ​​e boa chá e café. O menu tem, na verdade, alguns mais exclusivos que procuram itens mas os preços no mains são um pouco mais alto que a maioria dos outros (~ 200.220). Aparentemente, apresenta música ao vivo de vez em quando. 150 - 300  
  • Buddha Delight Cafe , Dharamkot ( No caminho de paralelepípedos em Dharamkot, perto da curva para o caminho de terra em direção a Bhagsu Superior - embora haja um segundo local em Bhagsu também ). Cool área de estar do chão com vista para alguns dos vale e colinas, ao ar livre, mas coberto de chuva. Fantásticas Veg Thali e bom chá. Não recomendo os sanduíches embora. 120 - 200 Rs.  
  • Lama Cafe , Dharamkot ( próximo Chillax Cafe, muito pequenas tijolos prédio com um casal cadeiras ). Este fabuloso pequeno buraco-em-a-sanduíche sanduíche faz delicioso & sanduíches frescos no pão marrom suave. Queijo de iaque, atum, abacate, omelete, veg, e suas combinações. Também vende chá e alguns produtos assados, como Bolos Bhagsu e Bolas de Chocolate. 80 - 150 Rs.  
  • DuDu Falafel , Bhagsu Superior . Este lugar pequeno, mas popular só faz um item, envoltórios pita falafel. Picante ou não picante, com hussus, repolho, tomate, etc. 150 Rs.  

Splurge 

  • Cozinha italiana Jimmy , Jogiwara Rd ( uma curta caminhada da praça principal de McLeodganj, do lado esquerdo ). Alimentos melhor do que o oferecido no outro italiano stlye lugares da cidade, com great saladas, e aceitável massas ( napolitana , arrabbiata , quattro formaggi , puttanesca ) e pizzas. 150 - 200 Rs.  
  • Black Tent Cafe , Jogiwara Rd. 15 minutos a pé da praça principal à esquerda ). Um restaurante ocidental oferecendo hambúrgueres, sanduíches, saladas, etc. Caros redes embora ~ 200 Rs.  
  • Carpe Diem , Jogiwara Rd ( 10 minutos a pé da praça central de McLeodganj, no lado esquerdo, um andar acima do nível da rua ). Restaurante de cozinha internacional, incluindo tailandês, italiano e nepalês. Pessoal nepalesa; Pequena biblioteca de livros para leitura in-house; Música ao vivo ocasional.  
  • Chocolate Log , Jogiwara Rd ( 20 minutos a pé da praça central de McLeodganj, do lado esquerdo ), ☎ +91 18 9222 1993 . Um marco virtual por décadas e bem conhecido para a maioria dos moradores locais. Ele é essencialmente um bolo- com- Pastry shop com um delicioso sit-in café no terraço superior. Um pouco caros, mains cerca de 200 Rs.  
  • Cozinha Tibet , Rd Jogiwara, Casa # 1, McLeod Ganj ( ao lado da praça principal ), ☎ +98 58 75626 . Este restaurante é altamente classificado e distribuídos por 3 andares com um enorme menu de italiana, israelita, chinesa, tailandesa, butanesa e tibetana comida. Muito popular entre os tibetanos. A comida é sempre bom e fresco. No centro da cidade, internet disponível. 50 - 250  
  • Restaurante Mc'Llo , Praça Principal . Situado em um dos lugares mais lotados público na cidade, este lugar enorme é distribuído entre vários andares. Extensa seleção de chineses, Punjabi, South Indian e North Indian comida, a maioria dos voltados para o Indian paladares dos clientes, além de fantásticas pizza. Há também um pub / bar decente, com uma boa selecção de vinhos ocidentais, incluindo vinhos franceses e italianos.  
  • Flourishing Flora , Tipa Rd ( 15 minutos a pé da praça principal de McLeodganj, no lado esquerdo, pouco antes do Instituto Tibetano para as Artes Performáticas ). Um oásis floral agradável no pátio ao ar livre de pelúcia de uma casa privada isolada, um tanto isolada, oferecendo itens gourmet. Há 11 bebidas (Rs 30-75, incluindo os incomuns, como "leite com açafrão orgânico"), itens de café da manhã, pão fresco, sanduíches, saladas, doces cozidos e refeições (Rs 150-250). Sem wi-fi. 30 - 250 Rs.  
  • Green Restaurant , Hotel Verde, Bhagsu Rd ( 10 minutos a pé da praça central de McLeodganj, do lado direito, passado Kunga Guesthouse ), ☎ +91 18 9222 1200, +91 18 9221479 , [23] . Bem conhecido, popular e moderno. Acervo considerável, farto alimentos, todos Supostamente orgânicos, boa Western tortas e pratos tibetanos. Terraço na parte de trás oferece vistas limitadas sobre o vale. Assentos no interior de sofás cushy mais agradável. Pagar por hora wifi a taxas mais elevadas do que aqueles oferecidos pela maioria dos cafés Internet na cidade. Pequena prateleira de livros para material de leitura. 40 - 200 Rs.  
  • Le Vrai Café , Jogibara Rd, ( logo acima do Chocolate Log, e descendo a colina do correio ). Este é o lugar para obter continental continental comida e atmosfera. Dirigido por um casal franco-tibetano, esperam café de alta qualidade, muita xadrez e uma verdadeira atmosfera local. Epitomiza a transnacionalidade de McLeod, para ser celebrada e saboreada.
  • Lhamo's Croissant , Bhagsu Rd. Um restaurante simples, mas elegante. Café-da-manhã, sanduíches, sopas, saladas e sobremesas, bem como café e uma boa variedade de chás. O pão é assado fresco cada manhã por Lhamo. O segundo andar tem assentos de estilo japonês confortável em almofadas e tapetes tibetanos. Vistas fantásticas do topo do telhado. Wifi grátis.
  • Lung-Ta , Jogiwara Rd ( todo o caminho perto do extremo sul da cidade ). Excelente comida japonesa, preste atenção às especialidades diárias. Há também uma pequena loja de roupas que vende high-end tibetano inspirado modas. Sem fins lucrativos, os lucros vão para ajudar ex-prisioneiros políticos e documentar violações de direitos humanos. Parece muitas vezes fechado [março de 2016].
  • Namgyal Café , Temple Rd ( pouco antes da entrada fechada para o templo do Dalai Lama, dentro do complexo do templo Tsuglagkhang, mas acessível apenas de fora na rua direita da rua do templo ). 10 AM ~ 10PM . Pratos tibetanos e italianos, bolos de estilo ocidental, e uma gama de variedades de chá. Uma pequena biblioteca de livros doados por hóspede anterior pode ser lido na duração da visita ou pode ser emprestado a custos nominais. Um bom lugar para conversar com outros companheiros ou outros viajantes sobre uma xícara de café. Tente ocupar a mesa de janela oferecendo a melhor vista do vale abaixo. Demora algum tempo para preparar refeições como comida é recém-preparados. 50 - 200 Rs.  
  • Restaurante Norling , Jogiwara Rd ( uma curta caminhada da praça central de McLeodganj, do lado direito ). A distinção entre cozinha vegetariana e não vegetariana é muito nebulosa aqui, uma circunstância que pode dissuadir os clientes vegetarianos: se você pedir "Special Thenthuk" (ou "Special Thukpa") aqui, chegará com peças de frango e carneiro, sem Qualquer advertência no menu. "Vegetais Thenthuk" parece ser preparado com estoque de carne também. Pratos de frutos do mar (Rs 255-295). Alguns pratos parecem absurdamente as como o hookoo sopa, 50 - 400 Rs.  

Drink 

  • Café Budan ( anteriormente chamado First Cup ), complexo do Hotel Himalayan Paradise, Jogibara Rd ( 15 minutos a pé da praça principal de McLeodganj de chowk ). Sob a mesma gestão de lua • pico espresso; Indian proprietários com tibetano pessoal. Boa opções de café-da-manhã O lugar parece uma garagem convertida. Acesso wifi.closed Rs 50 ~ 120 .  
  • Common Ground Café , Sewarg Ashram Rd (Tushita Rd) ( 1 minuto subindo do ônibus principal stand ), ☎ +91 98 1627 3240 , [24] . Este é um ponto de encontro para a comunidade local e os visitantes para compartilhar Taiwanese, cozinha chinesa e tibetana. Também um local de eventos, fornecendo uma plataforma para um terreno comum baseado na comunidade para aprender e trocar. Um empreendimento sem fins lucrativos que ajuda a gerar uma fonte sustentável de renda para o Projeto Common Grounds, e formação profissional e oportunidades de emprego para um pequeno grupo de tibetanos na comunidade do exílio de Dharamsala onde o desemprego é alto.  
  • Moonpeak Espresso , Temple Rd ( 10 minutos a pé da praça principal de McLeodganj de chowk ). 7 AM-8PM . Café para Rs 40 ~ 70, enquanto é possível encontrar melhor café em McLeodganj este é, no entanto, um café muito agradável para visitar. Todos os funcionários tibetanos e proprietários indianos. Bom, se deveras pequeno, sanduíches e vários itens de café-da-manhã. Chás, incluindo ervas; Rs 50 ~ 60). Este é um dos poucos lugares em McLeodganj com livre e realmente funcional WiFi. Um aviso impresso dentro do menu uncharacteristically enjoins o patrono para "por favor pedir algumas coisas" se "você vai se sentar na rede por um tempo". Rs 50 ~ 120 .  
  • Xcite , praça principal, mcleod ganj . Ponto de encontro popular com ambos os ocidentais, locals e Punjabis holidaying. Tem a única pista de dança na área. As músicas indianas e ocidentais são tocadas até 1AM. A única boate na região.  
  • Coração Rock Cafe , Correios Jogi Bada Rd, McLeod Ganj ( para baixo Jogi Bada Rd, cerca de 10 minutos a pé do stand de ônibus ). 10 AM-11PM . Existem melhores lugares decorados, mas não tão puro como este lugar. Nas paredes há fotos de Kali, Jesus e alguns Sikh Guru's. Aqui a religião é a segunda dos direitos humanos. Sendo escondido um pouco você pode quase perder. À tarde você pode encontrar trabalhadores locais saborear alguns thea no almoço. Álcool não é servido, é um lugar para relaxar, para não ficar bêbado. O pequeno-almoço, almoço e jantar são servidos aqui. Thea 10 Rs .  
  • Cafe Illiterati , Lower Jogiwara Road ( A caminho da Biblioteca ). Absolutamente vista fantástica e muito bom menu. Pode-se sentar, relaxar, ler um livro ou jogar carom ou piano! Perfeito.  
  • Reabasteça sua garrafa de água com água filtrada , muitas estações de filtragem de água para reabastecer sua garrafa estão disponíveis na cidade: Templo de Dalai Lama, LHA em Temple Rd, Centro de Educação Ambiental em Bhasgu Rd, e Dogga-Center em Jogiwara Rd. Alguns restaurantes, incluindo Nick's e Green Hotel também oferecem recargas de água filtrada para uma carga (5 - 10 Rs. / Litro).

Dormir 

McLeod Ganj tem uma vasta selecção de alojamento, a maioria dos quais está localizado perto da paragem de autocarro principal. Apenas passear. É fácil encontrar um lugar adequado. Há também 2 cidades menores a uma curta distância , Bhagsu e Dharmakot . Eles são mais silenciosos do que McLeod, cujas ruas principais (especialmente Bhagsu Rd) sofrem com a maldição usual indiana de lotes de veículos de bipes empurrando pelas ruas, e têm uma grande variedade de lugares legais para ficar e cursos para fazer.
Se preferir mais tranqüila mas ainda querem ser em Mcleod, sacada com seu quarto e uma esplêndida vista para o vale pode ser desfrutado na Jogiwara road. Para estadias de longa duração, cabeça para baixo o conjunto íngreme de escadas adjacentes à escola Yongling em Jogiwara Road; Há cerca de uma dúzia boa, barato lugares com vista (você a apenas para subir e maldito escadas a cada dia!)
No caso de Sua Santidade está ensinando, ou apenas no verão em geral, McLeod Ganj pode se tornar muito lotado e os preços serão inflados. Se isso acontecer, dê uma olhada ao redor Dharamkot e Bhagsu superior para alojamento mais barato.

Orçamento 

  • Welcome House , Jogiwara Rd, ( abaixo da Escola Youngling ), ☎ + 91-98050-55477 / + 91-78320-55477. Esta pitoresca pousada acolhedora inclui gás e cozinha no seu quarto, e é executado por um casal. O quarto no andar superior na esquina do lado direito é recomendado. Tem grandes janelas de ambos os lados com vista para o vale deslumbrante e pico Triund. A taxa de alta temporada seria de cerca de 600, mas será quase metade do preço se você ficar por um longo período de tempo (novembro de 2014).
  • Amigos House , Jogiwara Rd, ( opp Yongling School ), ☎ + 91-9805036716 + 91-9816984215. Quartos mais agradáveis ​​do que muitas das outras acomodações de orçamento. Localização fora das principais estradas torna para uma estadia mais tranquila. Internet disponível. 7-10 minutos a pé do carrinho de ônibus Mcleodganj. Casa de banho privativa, água quente, varanda, vista completa do vale do Himalaia, Wi-Fi, TV e quarto duplo para 2 pessoas. Quartos de Rs 300-400 também pode reservar autocarro, táxi, bilhetes de comboio mais passeios e reserva de trekking do hotel.
  • Senhor Krishna Residência , Templo Rd, ☎ +91 18 9222 1588) móvel + 91-9857690700. Dirigido por uma família indiana hindu, bonito, quartos limpos. Great chá, café e atmosfera. Também você pode alugar motos @ senhor krishna aventuras contato 09857690700
  • Victoria House , ( para baixo da parte inferior da escada íngreme escola opp Yongling ). Uma vez um bom, lugar limpo o serviço deteriorou ao longo dos anos. Alguns dos quartos têm varandas privadas com vista para as montanhas. Banheiro privativo com água quente, sem WiFi. Rs 500-700, negociável no período de estadia .  
  • Hotel Akash , Jogiwara Rd, ☎ +91 18 9222 1990), [44] . Executado por um alemão-Indian família, belos quartos limpos. Excelente café e atmosfera.
  • Coronel's Cosy Corner , ( perto de Dari ), ☎ +91 94 18724897, (reservas) +91 98 1677 0899 (  ). Pertence a um oficial do exército aposentado útil e sua esposa. Um lugar seguro com ninguém para perturbá-lo. Registrado com o departamento do turismo de Himachal Govt sob seu esquema dos Homestays [25] . 3 quartos. Casa como atmosfera, roupa limpa e água potável. Um local 'Dham' (almoço) está disponível. Isto está localizado um pouco longe de Dharamsala. Viajantes sem um veículo privado pode encontrar dificuldades para chegar aqui ou ir para Mcleodganj e outros locais turísticos em Dharamsala Rs 1100-900, negociável no período de estadia .  
  • Hotel verde , (  ), [26] . Simples, quartos limpos e muito bom restaurante. Você pode reabastecer sua garrafa de água para Rs 10 / litro aqui para economizar em plástico, internet café no restaurante. Melhores bolos na cidade, especialmente bolo de cenoura. Rs 400-1000, eles também têm alguns recém-refubished mid-range quartos de Rs 1,700-2,000 .  
  • Pink House , Jogiwara Rd, ( opp Yongling School ), ☎ +91 98 0552 7124, +91 94 1814 3227, +91 18 9222 1145, [45] , [46] . Quartos mais agradáveis ​​do que muitas das outras acomodações de orçamento. Localização fora das principais estradas torna para uma estadia mais tranquila. Internet disponível. 7-10 minutos a pé do carrinho de ônibus Mcleodganj. Banheiro privativo, água quente, varanda, Wi-Fi, interfone, centro de massagem tibetana e TV. Quartos duplos Rs 1000-1800.
  • Apartamentos River View , Jogiwara, Heru Village, ☎ +91 98 1620 6406, +91 98 1629 2228. Todos os quartos com varanda e cozinha.
  • Seven Hill's Guest house ( 200 m até Tipa Rd ), Rs 100-300 para quarto duplo para 2 pessoas.
  • Shree Guest House ( 200 m acima da praça principal, Tushita Rd ) Uma casa de hóspedes de cinco anos de idade administrado por uma família em uma parte mais tranquila da cidade.Muito limpo e pacífico Guest House.Também wifi.Shree Guest House é Como, ficar em sua própria casa. Sinta-se como Home.contact em: - 2shreeguesthouse@gmail.com.☎ +91 1892 220003.
  • Hotel Snow Crest Inn , Naddi Village , ☎ +91 18 9222 0543 , [27] . Check-in: meio-dia ; Check-out: meio-dia . Rs 1,200 .  
  • Snow Lion Guest House . Great orçamento Place à direita no centro da cidade Rs 175 para pequenas quarto duplo com banheiro compartilhado .  
  • Tibetano Ashoka Guesthouse , quartos muito limpos e confortáveis ​​a preços razoáveis ​​(único para Rs 220, duplo cerca Rs 750 / noite). ☎ +91 18 9222 1763.
  • Hotel Ekant Alojamento, Jogiwara Rd, ☎ +91 1892 221593, [47] . Executado pela família indiana, economia, belos quartos limpos com varanda privada.
  • Zenith Guesthouse , Dharamkot ( Apenas passado Moonlight Cafe, pegue a pequena escada à esquerda e suba a colina uma maneira curta, você verá seu sinal internet café ). Checkin: Sempre que ; Checkout: meio - dia . Um pequeno e tranqüila Place a apenas uma curta distância do caminho principal em Dharamkot. Acervo considerável wifi, Internet café em anexo. Confortável cama, água quente, pequena área gramada para relaxar. 500 Rs. Alta Temporada .  

Mid-range 

  • 8 Auspicious Him Visualizar Hotel , Jogiwara Rd, Mcleod Ganj. ( Abaixo Ladies Venture Hotel ), [48] , ☎ +91 94 1823 6603. Vista do intervalo de Dhauladhar coberto de neve de uma varanda privada. Quartos limpos com banheiros anexados. Localizado a uma curta distância do templo principal do Dalai Lama e Mcleod Ganj. Cada quarto é nomeado após um dos oito sinais auspiciosos do budismo e decorados em conformidade.
  • Anexo Hotel , Surya Rd, ☎ +91 18 9222 1002, [49] . Vistas sobre o vale de Kangra. Em uma rua lateral tranquila perto da praça principal. 12 quartos, todos com varandas, TV a cabo e um banheiro anexo com água quente. Sunset Cafe na cobertura tem acesso à internet wifi. Salão comum, biblioteca e serviço de quarto. Você também pode reservar bilhetes de avião, ônibus e trem, além de passeios e reservas de caminhada da recepção do hotel. De Rs 1500-3000.
  • Hotel de Bhagsu , [50] . State-run Himachal hotel de turismo, que, apesar do nome é em McLeod Ganj. Na extremidade superior da faixa de preço com quartos alcatifados e casas de banho privadas. Tem um agradável jardim pseudo-inglês com gramado e flores. Rs 1,200-2,800.
  • Hotel Tibet , Bhagsunag Rd. Limpar \ limpo. Spotty água quente, refeições razoáveis. Boas promoções fora de temporada.
  • Jagatram Niwas , ( Acima de McLeodganj na vila rural calma de Heini. ). [51] . ☎ +91 98 1614 3957. Pequeno, casa de hóspedes de gerência familiar oferece paz e tranquilidade, limpos, quartos elegantemente decorados e comida Himachali caseira tradicional. É uma base ideal para trekking na escala Dhauladhar e excursões de um dia para locais e atrações locais. Rs 800 por noite, incluindo pequeno-almoço, descontos para estadias mais longas.
  • Casa de convidado de Pema Thang , ( opp Bhagsu Hotel ), ☎ +91 18 9222 1871, [52] . Tibete-run guesthouse mais antiga, aninhado em uma rua tranquila com excelentes vistas sobre o Vale Kangra. Os quartos estão começando a mostrar a sua idade, mas eles são escrupulosamente limpo e confortável e apresentam uma TV e água quente 24h. Quartos duplos Rs 770-1,100, aquecedor de gás de força industrial (necessário no inverno) Rs 200 / day extra, kitchenette instalações disponíveis para estadias mais longas.
  • Snow Crest Inn Dharamsala , Naddi, Upper Dharamsala, ( 3 km de Mcleod Ganj ). ☎ +91 94 1808 6608, [53] . A uma curta caminhada da aldeia do Childen tibetano. Vistas do Dhauladhar Mountain Range do restaurante no último andar ou uma varanda privada. Acesso à Internet, TV e água aquecida solar para o seu chuveiro. Rs 600-700 fora de época, Rs 1,200-1,400 na alta temporada.
  • Sky Heaven Resort , Bhagsu, Upper Dharamsala, ( 2 km de Mcleod Ganj ). ☎ +91 98162 225107, [54] . Apenas 2 kms da praça principal de Mcleodganj para Bhagsu está situado Sky Heaven resort que oferece melhores quartos para os visitantes e convidados. Equipe amigável e atenciosa.
  • Hotel Valley View Crest , Satobari Hills, perto de Dal Lake, Naddi, Upper Dharamsala ( apenas abaixo das colinas de Dhauladhar faixas, 5 km de Dharamshala e 3 km de Mcleodganj ), ☎ +91 18 9222 0091 , [28] . 25 quartos Rs 1,200 .  editar

Premium 

  • BobsnBarley Hotel Bar e Restaurante , ☎ +91 1892-220170 , [29] . Experimente o BobsnBarley - um hotel inesquecível a poucos passos da cidade de Dharamshala ou o McLeodganj espiritual! O hotel dispõe de quartos luxuosos e confortáveis, com o restaurante que serve cozinha internacional, bem como locais. O hotel está aninhado no encantador vale do Himalaia e proporciona paz interior aos visitantes que procuram o mesmo. BobsnBarley fornece o acompanhamento perfeito para sua estadia, seja para uma reunião de negócios, um feriado mágico, ou um romântico get-away como lua de mel. Que melhor maneira de experimentar Himalayas do que começar o seu dia com o Great Himalayas-se recebê-lo e desejando-lhe um bom dia! Como diz o provérbio indiano:  "Não é o homem que procura Deus, é o Deus que busca um devoto verdadeiro 'Vem! Os Himalaias estão à espera de seus verdadeiros admiradores ... 
  • Ásia Health Resorts , ☎ +91 18 9222 0877 , [30] . Localizado fora do centro principal de McLeod Ganj e Dharamsala, este moderno hotel é um pouco estéril, mas leva uma facada no luxo, e é o único lugar na área onde você encontrará uma (pequena) piscina e um ginásio com Vapor e sauna. Também oferece massagem ayurvédica, um bar no último piso e alguns quartos e suites com A / C.  
  • Casa de Chonor , fora da estrada do templo ( em uma aléia lateral isolada que beira fora de Temple Rd perto da entrada ao complexo do templo de Tsuglagkhang ), ☎ +91 18 9222 1006, +91 18 9221 1468 (  , fax : +91 18 9222 0815 ), [31] . Check-in: meio-dia ; Check-out: meio-dia . Um dos melhores e facilmente um dos mais caros lugares para estadia em McLeodganj. Dirigido pelo Instituto Norbulingka, cujos recursos vão para ajudar os refugiados. Carro privado disponível. Preço fixo pequeno-almoço, Rs 315; Jantares com jantar, Rs 473; Este deve ser o único lugar no mundo onde até mesmo um copo de água da casa não é livre. Serviço no restaurante, no interior e no ao ar livre ao ar livre terraço pode ser consternante. Os 11 quartos aqui são no entanto em alta demanda, especialmente na alta temporada de maio e junho, quando parece essencial para reservar com antecedência. Rs 3,188 ~ 6,080 . 
  • Glenmoor Cottages , Mall Rd, McLeodganj, Upper Dharamshala ( Aproximadamente 1 km de McLeodganj na estrada que conduz ao Dal Lake / TCV ), ☎ +91 18 9222 1010 , [32] . 1 km da cidade de McLeodganj. Situado em uma floresta mista de cedro, carvalho e rododendro, com vista para o vale Kangra. Ideal para umas férias tranquilas. Conhecido por ser freqüentado por um número de celebridades e dignitários.  
  • Surya McLeod , [33] . Outra opção um pouco sofisticada, os quartos deste grande hotel têm televisões e alguns têm vista sobre o vale. Restaurante, bar e mesa de ping pong no local. Rs 1.800-3.400 .  
  • Blossoms Village Resort , Sidhpur, Dharamshala ( perto do Instituto Budista Norbulingka, cerca de 12 km do aeroporto de Gaggal, a 80 km da estação do Banco Chakki em Pathankot ), ☎ + 91-8679246880 (  ), [34] . Check- in: 12 : 00h ; Checkout: 12.00pm . Aninhado no sopé da magnífica cadeia de montanhas Dhauladhar, Blossoms Village Resort é um resort premium, com construção ecológica e ambiente natural e intocada - Um destino de fuga perfeita. O resort é uma amalgamação de moderno eo rústico, com um sensação de terra e ambiente acolhedor. Os hóspedes têm acesso a todas as comodidades e comodidades modernas. Há algo para todos, desde esportes de aventura, destinos turísticos, locais de compras, entretenimento interno e para os hóspedes que querem apenas relaxar, ler um livro e saborear uma taça quente no gramado paisagístico e respirar o fresco Ar da montanha. 15 quartos bem equipados e 4 casas de campo exclusivas, espaçosa sala de conferências com Wi-Fi- e AV equipamentos, mesa de bilhar, jogos de zona: jogos de interior (Carrom, jogos de tabuleiro, Sony PlayStation etc) e jogos ao ar livre (Cricket, badminton) - Espaço de gramado profissional, The Cliff - Restaurante e bar com cobertura multi-cozinha, Estacionamento coberto, Lavanderia, Ginásio, Campus Wi-Fi, Balcão de viagens - Passeios e visitas, Centro de Estudo Maitreya - Atualmente em oferta. Um livro lounge & bar, em casa padaria, Novo restaurante com cozinha ao vivo e grill churrasqueira, agricultura orgânica e um spa de destino completo são alguns add-on serviços que estarão disponíveis em breve. Rs 3.100-6.900 .  
  • Hotel de Blooom da natureza e recursos Dharamshala , estrada de Dharamshala Palampur Gopalpur (Darati) ( perto do parque nacional de Dhauladhaar, 3km, 28 quilômetros do aeroporto de Gaggal ), ☎ + 91- 9818887454, 09034-200500 (  ), [35] . Check-in: 12 : 00h ; Check-out: 12:00 horas . Nature Bloom Hotel & Resorts está aninhado no colo da natureza e rodeado de lugares históricos e mais acontecendo de Dharamshala Palampur estrada em Kangra Velley. A localização do resort é Gopalpur Darati ajourning Wildlife Parque Natural "The Dhaulladhar Zoo". Este é o equilíbrio perfeito do espaço individual que está longe do aglomerado da cidade e também proporciona a facilidade de chegar a partir de qualquer lugar confortavelmente. É o exemplo perfeito de artesanato único e jardins de chá verde. Este habitat de recurso de sonho espalhados por mais de 15000 metros quadrados área da mais encantadora terra arborizada rodeado de montanhas cobertas de neve, picos, colinas florestadas, brisa fresca perfumada alpino, topografia única, juntamente com cascata corpos de água pequeno riacho para estragar fluxos nas encostas aqui e ali. Rs 4.100-6.500 . Topografia única, juntamente com riachos de água em cascata pequeno riacho para esmagar córregos para baixo as encostas aqui e ali. Rs 4.100-6.500 . Topografia única, juntamente com riachos de água em cascata pequeno riacho para esmagar córregos para baixo as encostas aqui e ali. Rs 4.100-6.500 .  

Permaneça seguro 

Esta área é bastante seguro, mas é claro que é aconselhável tomar as precauções habituais sobre dinheiro e pertences. Você não precisa usar sua mochila na frente, é bobagem.
Não aceite passeios de estranhos. Tenha cuidado quando estiver sozinho à noite. Alguns lugares (como o Triund trailhead) obter deserta muito rapidamente após o pôr do sol. Em partes de Bhagsu superior e Dharamkot pode ser muito escuro e os caminhos e passos rochosos podem ser complicado sem uma luz, trazer uma tocha se você vai estar fora à noite. Além disso, os cortes de energia não são incomuns.
Não dar qualquer alimento para os macacos, porque isso só os torna mais ousado e agressivo para com os seres humanos. Não olhe-os nos olhos nem mostre seus dentes [sorriso] neles, eles verão isso como uma ameaça e podem saltar para você. Se eles vierem tomar sua comida, basta deixá-los agarrá-lo e fugir, lutando para trás ou tentando assustá-los pode causar-lhes para atacá-lo.
Evite dar dinheiro aos mendigos, você não está ajudando - apenas perpetuando o problema. Não compre leite ou arroz ou o que eles pedem para as lojas, como este é um embuste, o preço será muito maior do que o normal e eles vão dividir o lucro / vender o produto mais tarde. Se sua culpa de privilégio realmente precisa ser sufocada, compre-lhes alguns momos de rua ou comida preparada que eles têm que comer.
As pessoas locais são muito úteis, pergunte se você precisar de ajuda.

Saia 

  • Palampur belo vale famoso por seus jardins de chá, universidade agrícola, templos
  • A cidade sikh sikh de Amritsar e seu templo dourado é uma viagem de ônibus de 6 horas afastado. As barras-ônibus saem em 5am da estação de barra-ônibus mais baixa.
  • Manali é o próximo hub para viagens mais profundas nas montanhas.


Criar categoria
Este é um artigo guia . Ele tem uma variedade de boa, qualidade informações incluindo hotéis, restaurantes, atrações, chegada e partida info. Mergulhe para a frente e nos ajudar a torná-lo uma estrela !

WikiPedia: Dharamsala

Comentários